IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Actividade industrial variou 2,2% no quarto trimestre de 2024

Sebastião Garricha
15/4/2025
1
2
Foto:
DR

Comparativamente ao trimestre anterior, a actividade industrial observou uma queda de 0,2%, influenciada pela diminuição nas actividades de “Indústrias extrativas” com 2.8 pontos percentuais.

O Índice de Produção Industrial (IPI) do quarto trimestre de 2024 registou uma variação de 2,2%, representando uma desaceleração de 0,9 ponto percentual (p.p) em relação ao trimestre homólogo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Publicado nesta segunda-feira, 14 de Abril, através do Inquérito à Produção Industrial, os dados indicam que a desaceleração foi influenciada pelos aumentos nas “Indústrias transformadoras” com 2,9 ponto percentual, “Produção e distribuição de electricidade, gás e vapor” com 0,8 ponto percentual e “Captação, tratamento e distribuição de água” com 0,5 ponto percentual. 

Comparativamente ao trimestre anterior, a actividade industrial observou uma queda de 0,2%, influenciada pela diminuição nas actividades de “Indústrias extrativas” com 2.8 pontos percentuais.

Analisando o Índice de Produção Industrial por tipo de bens, verificou-se que os “Bens intermédios” variaram 25,4% em relação ao trimestre homólogo e um aumento de 3,4% em relação ao trimestre anterior.

Entretanto, o Índice de Pessoal ao Serviço, durante o período de análise, registou um aumento de 1,7% em relação ao quarto trimestre de 2023, influenciado pelos aumentos nas “Indústrias Transformadoras” com 2,8 pontos percentuais, “Produção e Distribuição de Electricidade, Gás e Vapor” e “Captação, Tratamento e Distribuição de Água e Saneamento” com 0,6 ponto percentual, respectivamente. 

Comparativamente ao trimestre anterior, o Índice de Pessoal ao Serviço observou uma diminuição de 1,3%, influenciada pela redução do pessoal ao serviço nas actividades de “Indústrias extrativas” com 3,7 pontos percentuais.