IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

African Bank of Oman inicia operações em Angola no primeiro trimestre de 2026

Adnardo Barros
8/12/2025
1
2
Foto:
DR

A instituição de origem omanita terá a sua sede em Luanda, no bairro dos Coqueiros, no Edifício Torre X.

O African Bank of Oman (ABO) prepara-se para iniciar oficialmente as operações no País no primeiro trimestre de 2026, após uma audiência de alinhamento com o Banco Nacional de Angola (BNA), soube a E&M através de um comunicado do regulador do sistema financeiro.

O Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, recebeu no dia 4 de Dezembro o presidente do Conselho de Administração do ABO, Tariq Ateeq. A reunião marcou o início oficial dos preparativos para a operação do banco, que já havia recebido autorização nos termos da Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras (Lei n.º 14/21).

O sistema bancário angolano voltará a contar com 22 instituições, com a entrada do African Bank of Oman, após a saída do banco russo VTB África. A nova instituição iniciará actividade com um capital social de 18,2 mil milhões de kwanzas, valor acima do mínimo de 15 mil milhões de Kwanzas exigido pelo regulador, conforme o Aviso n.º 17/2022, de 5 de Outubro.

O banco, constituído como sociedade anónima de direito angolano, tem como accionistas cinco sociedades omanitas, nomeadamente a New Horizons Development LLC, a Western Ocean Investment LLC, a Southern Ocean Investment LLC, a Renaissance National Development LLC e a Northern Breeze Investment SPC.

A instituição de origem omanita terá a sua sede em Luanda, no bairro dos Coqueiros, no Edifício Torre X.

Em Dezembro de 2024, os dois países assinaram, em Mascate, um memorando de cooperação financeira e um acordo para aquisição de participações em minas de diamantes, nomeadamente nas minas da Catoca e da Luele.