IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola de hoje é um lugar seguro para investir, diz PR

António Nogueira
4/11/2020
1
2
Foto:
DR

Declarações foram proferidas pelo Presidente da República, João Lourenço, quando discursava hoje, 04 de Novembro, no Fórum sobre Investimento em Angola.

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou que Angola oferece actualmente um ambiente de negócios estável e favorável, o que o torna num país “seguro para investir”, nos dias de hoje.

O estadista angolano proferiu estas declarações, quando discursava hoje, 04 de Novembro, por videoconferência, no Fórum sobre Investimento em Angola, organizado no âmbito da iniciativa anual britânica conhecida como “África Debate”, que contou com o envolvimento activo do Instituto para a Mudança Global, liderado pelo antigo Primeiro-Ministro do Reino Unido, Tony Blair.

“Este fórum é, para nós, uma oportunidade para apresentar uma Angola em renovação, uma economia emergente e que se quer tornar num destino preferencial para os investidores, e desta forma ocupar um espaço de relevo no mercado global”, frisou, na ocasião, o chefe de Estado angolano.

O Presidente João Lourenço, afirmou, por outro lado, que o Estado angolano tem consciência da enorme importância do investimento estrangeiro em vários sectores da economia angolana, tendo, de seguida, convidado os investidores a examinar o variado leque de oportunidades de negócios, existente no país, com destaque para os sectores da agricultura e pecuária, indústria, pescas, transportes, construção, entre outros ramos da economia nacional.

O Chefe de Estado lembrou ainda aos investidores que o país iniciou, desde 2017, um processo de implementação de reformas para promover o investimento e aumentar a competitividade.

“Iniciámos um processo de privatização de empresas e activos, com destaque para sectores que oferecem grandes vantagens competitivas para o investidor privado, por isso, uso a presente plataforma para convidar a comunidade de investidores a ser proactiva no aproveitamento desta janela de oportunidades”, destacou, recomendando aos investidores a explorar o pacote de incentivos que o país oferece para a promoção do investimento privado.

Ainda no quadro das reformas, o Presidente da República realçou as leis já aprovadas que estabelecem os princípios para o investimento privado e promovem a concorrência no mercado, lembrando que foi liberalizada, dentro deste quadro, a taxa de câmbio, para além de terem sido tomadas medidas contra a corrupção e impunidade, com vista a criar um melhor ambiente de negócios.

“Estas medidas visam, essencialmente, a transformação da economia angolana, atraindo o investimento privado, para ajudar a reduzir a desigualdade, criar empregos para a população e um rápido crescimento”, frisou.

Vale destacar que Angola foi escolhida como país em destaque da edição 2020 do “África debate” em reconhecimento pelas notáveis reformas que tem vindo a implementar no domínio do ambiente de negócios, combate à corrupção e diversificação da economia, um engajamento que desperta o interesse crescente da comunidade internacional.

No quadro desta mesma iniciativa, está prevista para amanhã, dia 5 de Novembro, a participação do Presidente João Lourenço num painel com o antigo Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, para falar em pormenor sobre os esforços do seu Governo em matéria de desenvolvimento económico e social e as razões que devem levar o mundo de negócios a olhar para Angola como um destino de eleição para o investimento.