IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Angola regista crescimento de 38,4% na produção de café. Portugal comanda destino das exportações

Victória Maviluka
14/1/2026
1
2
Foto:
DR

Foram exportadas, no ano agrícola 2024-2025, mais de 3.288 toneladas de café comercial, no montante de 11,5 milhões de dólares.

Angola atingiu, no ano agrícola 2024-2025, uma produção de café na ordem de 10.500 toneladas, representando, desta forma, um crescimento de 38,4 % em relação ao ano anterior, apurou a revista Economia & Mercado.

De acordo com dados apresentados pelo ministro da Agricultura e Florestas durante os cumprimentos de fim de ano, no exercício agrícola em realce, foram exportadas mais de 3.288 toneladas de café comercial, no montante de 11,5 milhões de dólares.

Esta facturação traduz, segundo Isaac dos Anjos, um aumento de cerca de 51,8% da quantidade em toneladas de café exportado, se comparado com o ano anterior. Participaram neste processo de exportação cerca de 21 empresas angolanas, com Portugal, Itália e Polónia como principais destinos.

No âmbito das acções realizadas para o fomento do café, o titular da Agricultura e Florestas destacou a produção de cerca de 3.200 kg de sementes de café arábica e robusta e 6 milhões de mudas de café robusta e arábica.

Deste total de mudas, precisou o governante, 47% foram produzidas pelo sector privado e 43% pelo Instituto Nacional do Café (INCA), estando disponíveis para renovação de plantações antigas ou para fomento de novas áreas. 

Na ocasião, Isaac dos Anjos anunciou que está em curso um programa de multiplicação vegetativa de café, implementado nas províncias do Uíge, Cuanza-Norte, Bengo e Cuanza-Sul, o que permitiu a produção de mais de 66 mil mudas para instalação de jardins clonais.