O projecto tem uma previsão de duração de 4 a 5 anos e comporta 3 fases: EKUTA ONDJILA – Iniciação, que compreende um período de partilha de experiencias, treinamentos sobre empreendedorismo cooperativo solidário, formação e webinares; a segunda é o OKULYA EKUTA – o Chá de Negócios de base solidária e cooperativa; e a última EKUTA ODJANGO – EKUTA CLUB, onde a vida da rede se efectivará.
A iniciativa, a ser lançada no seguimento do Fórum sobre Economia Solidária, em Luanda, visa agrupar organizações de trabalho com metodologias colaborativas e solidárias, quer sejam de produção, prestação de serviço, comércio e indústria.
Com este lançamento, a Ato Internacional Consulting pretende contribuir para a visibilidade destas organizações (maioritariamente informais), para reflexão sobre «formalização» e facilitar conexões que permitam pesquisas e estudos de casos, trabalhando directamente com os agentes da economia solidária no seu «Habitat».
O termo «Ekuta» tem origem na língua nacional Umbundu, o sentido intrínseco da prática de «comer kuta» remete à solidariedade, cooperação e quixiquila que são bases de certas relações económicas do país.
O EKUTA está disponível a todos, quer sejam organizações ou indivíduos, a título de membro, parceiro seja institucional, académico, investigativo, de negócio, responsabilidade social, bem como o voluntariado.