IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

BDA reduz prejuízos em 87% para 3,5 mil milhões de kwanzas

Adnardo Barros
27/5/2025
1
2
Foto:
DR

A instituição pública continua no vermelho, após ter registado prejuízos acumulados de 130 mil milhões de kwanzas no ano transacto.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) terminou o primeiro trimestre de 2025 com um prejuízo de 3,5 mil milhões de kwanzas, uma queda de 87% em comparação com os 28 mil milhões de kwanzas registados no mesmo período do ano anterior, segundo cálculos da E&M.

Os números mostram que o BDA ainda enfrenta desafios estruturais. Os fundos próprios caíram 46% para 131,9 mil milhões de kwanzas, enquanto o total de activos recuou 11%, para 477 mil milhões de kwanzas, pressionado pela contração da carteira de crédito e dos investimentos financeiros.

A carteira de empréstimos do banco encolheu para 365 mil milhões de kwanzas, uma redução de 13,8 mil milhões face ao trimestre homólogo. Já os investimentos em títulos e valores mobiliários – uma estratégia para diversificar receitas – caíram para 64 mil milhões de kwanzas, o pior registo em quatro anos.

Do lado do passivo, a dívida total subiu para 349 mil milhões de kwanzas, contra 323 mil milhões no período anterior, indicando um aumento da alavancagem.

Apesar da redução expressiva nos prejuízos, os dados indicam que o BDA ainda não superou as dificuldades financeiras. A queda nos activos e fundos próprios, somada à deterioração da carteira de investimentos, aponta para um cenário turbulento.