IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Clínica Sagrada Esperança inaugura nova unidade especializada em medicina preventiva

Redacção
8/7/2025
1
2
Foto:
Isidoro Suka

"É perfeitamente possível viver até 120 anos com saúde. A verdadeira medicina deve focar-se em manter as pessoas saudáveis, não apenas em tratar doenças", Manuel Pinto Coelho.

A Clínica Sagrada Esperança (CSE) inaugurou nesta quinta-feira, 3 de Julho, uma nova unidade de saúde orientada para a medicina preventiva, localizada no Belas Shopping.

De acordo com informação a que a E&M teve acesso, esta unidade constitui uma extensão da Clínica Sagrada Esperança de Talatona e integra a rede de cuidados da CSE como unidade ambulatorial, com especial enfoque na medicina preventiva, manutenção da saúde e construção de trajectos de longevidade.

Mário Gil dos Santos, médico e gestor hospitalar, destacou durante a inauguração a importância de uma abordagem preventiva em saúde. "Estamos a marcar uma viragem nos cuidados médicos", afirmou.

"Actualmente, a medicina está excessivamente focada no tratamento curativo. Pretendemos ir mais além, actuando preventivamente e promovendo hábitos saudáveis", explicou.

"Trabalhar na prevenção significa reduzir ou mesmo evitar patologias como hipertensão arterial, diabetes e problemas articulares de generativos", referiu, acrescentando que estes programas se destinam a todas as faixas etárias.

Já Manuel Pinto Coelho, presente no evento, enfatizou a importância da cooperação entre Portugal e Angola no sector da saúde.

O especialista criticou o modelo médico vigente. "O actual paradigma está excessivamente centrado no tratamento sintomático, emdetrimento da prevenção. Este modelo, estabelecido em 1910 por interesses da indústria petroquímica, revela claras limitações após 115 anos de prática".

Defendendo uma abordagem holística, o também professor Pinto Coelho concluiu que "é perfeitamente possível viver até 120 anos com saúde. A verdadeira medicina deve focar-se em manter as pessoas saudáveis, não apenas em tratar doenças".

A unidade oferece consultas de especialidade, exames laboratoriais e de imagem, check-ups clínicos organizados por perfil de risco, programas de avaliação médica para viajantes e um protocolo clínico específico para abordagem da obesidade, baseado em equipas multidisciplinares.