IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Corredor de Lobito pode encurtar exportação de minerais de 28 para até 5 dias, afirma directora do Banco Mundial

Adnardo Barros
5/2/2026
1
2
Foto:
Isidoro Suka

"Este corredor é muito mais do que uma linha férrea, é um projecto transformador para a competitividade de toda a região centro-africana", disse Ana Bjerde

A directora-geral de Operações do Banco Mundial, Ana Bjerde, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, que o Corredor do Lobito tem o potencial para revolucionar a logística regional, reduzindo o tempo de escoamento de minérios desde a exploração até à exportação, que nos corredores actuais pode durar 28 dias, para até cinco dias. A declaração foi feita durante a cerimónia de abertura da Reunião de Coordenação do Corredor de Lobito, que juntou Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia.

"Este corredor é muito mais do que uma linha férrea, é um projecto transformador para a competitividade de toda a região centro-africana", sustentou Ana Bjerde. A responsável explicou que a Zâmbia e a RDC, que em conjunto detêm mais de 70% da produção global de cobalto e uma percentagem vital do cobre, vêem  a  competitividade minada pelos elevados custos e pela lentidão do transporte. "A eficiência logística que o Corredor de Lobito pode trazer é um factor decisivo para atrair investimentos e gerar empregos", acrescentou.

O discurso da dirigente centrou-se nos pilares considerados vitais para o projecto. Como alicerce, destacou a coordenação de investimentos em infraestrutura física entre os três países. Para potencializar esta rede, defendeu investimentos complementares em sectores como a energia, citando a "Missão 300" e a barragem de Inga 3 como fundamentais. Contudo, alertou que o pilar decisivo será a harmonização de reformas políticas, com regras e procedimentos de trânsito unificados, sem as quais a infraestrutura não será eficaz.

Numa perspectiva mais abrangente, Ana Bjerde projectou que o corredor, ao baixar custos, deve diversificar as economias locais, abrindo mercados para a agricultura e agroindústria.