IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Inaugurada indústria de alumínio no Bengo

Fernando Baxi
15/1/2026
1
2
Foto:
Carlos Aguiar

Infra-estrutura poderá atingir (no final do projecto) um investimento de pelo menos 1,6 mil milhões USD, ocupar 10 quilómetros quadrados e gerar 10 mil empregos.

A Huatong Angola Industry inaugurou, hoje (15), na província do Bengo, a primeira fase do Parque Industrial de Alumínio, cujo investimento ronda os 250 milhões USD, informou a proprietária do projecto em comunicado. 

Instalada no município do Dande, a unidade industrial tem capacidade para produzir 120 mil toneladas de alumínio por ano e vai criar mil postos de trabalho. Acredita-se que anualmente a infra-estrutura (construída com tecnologia de ponta) deia lucro de 300 milhões USD.

A infra-estrutura poderá atingir (no final do projecto) um investimento global de pelo menos 1,6 mil milhões USD e ocupar uma área de aproximadamente 10 quilómetros quadrados e gerar 10 mil empregos.

Os produtos da nova unidade industrial da província do Bengo, concretamente no município do Dande, cujo início das operações está prevista para 2026, destinam-se ao mercado interno e à exportação. 

“Atingida a capacidade máxima, a produção de lingotes contará com contratos de venda celebrados com os dois grandes operadores mundiais do comércio de commodities: Glencore Plc (Top 25 da Fortune Global 500) e a Mercuria”, garantiu a Huatong Angola Industry.  

Relativamente ao capital humano, a direcção daquela unidade fabril, consórcia da Hebei Huatong Wire & Cable Group, assume o compromisso de implementar programas de formação profissional, estágios, treinos técnicos e transferência de Know-how, a fim de capacitar os quadros.

“Acreditamos no potencial de Angola e na força da cooperação, como motor de progresso. O Parque Industrial de Alumínio representa mais do que um investimento industrial. É um compromisso com o futuro, emprego, formação e desenvolvimento sustentável do País”, afirmou o presidente do Conselho de Administração (PCA), Zhang Wendon.

O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, acompanhado de alguns membros do Executivo, assistiu à inauguração do Parque Industrial de Alumínio no Bengo.

Maria Antónia Nelumba, governadora provincial do Bengo, também fez parte dos membros de Estado que testemunharam a inauguração daquela unidade fabril, instalada na zona industrial do Dande.