IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Número de visitantes em Cabo Verde cresceu 8,8% no terceiro trimestre

Sebastião Garricha
22/12/2025
1
2
Foto:
DR

De acordo com o INE, um total de 31,8% dos visitantes são oriundos do Reino Unido, 17,8% de Portugal, 8,3% de Espanha e 8% da Alemanha.

O número de hóspedes acolhidos em Cabo Verde cresceu 8,8% em termos homólogos no terceiro trimestre deste ano, totalizando 268,9 mil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

Citados pela Lusa, os dados indicam que esta variação segue a tendência dos trimestres anteriores de crescimento do sector turístico, alimentado pelo aumento de voos de companhias europeias para Cabo Verde.

De acordo com o INE, um total de 31,8% dos visitantes são oriundos do Reino Unido, 17,8% de Portugal, 8,3% de Espanha e 8% da Alemanha.

Os dados indicam, além disso, que os visitantes domésticos com residência em Cabo Verde representam 4,7% dos hóspedes, sendo que o turismo se concentra nas ilhas do Sal e da Boa Vista, que acolheram 59,5% e 26,3% do total das entradas, respectivamente.

“As ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão registam parcelas abaixo de 10%. A estadia média situou-se em cinco noites, enquanto a taxa de ocupação subiu de 60% para 93%, face ao período homólogo”, lê-se no boletim.

O INE destaca ainda que os aldeamentos turísticos e o alojamento complementar continuam a ter uma expressão pouco significativa, representando menos de 0,3% dos hóspedes e dormidas.

O turismo é o motor da economia de Cabo Verde, que registou um recorde de 1,2 milhões de hóspedes em 2024, impulsionado pela abertura de novas ligações aéreas entre as ilhas e a Europa.