O mauritano Sidi Ould Tah foi hoje eleito novo presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), durante as reuniões anuais da instituição, realizadas em Abidjan, Costa do Marfim.
A decisão foi tomada pela Assembleia de Governadores do BAD, órgão máximo que reúne ministros das Finanças e governadores de bancos centrais dos 81 países membros, regionais e não regionais.
Tah de 60 anos de idade traz consigo mais de três décadas e meia de experiência em finanças africanas e internacionais e propõe avançar na digitalização dos sistemas de pagamento intra-africanos
Durante os 10 anos à frente do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), onde ocupou o cardo de presidente, o mauritano quadruplicou o balanço patrimonial, garantiu uma classificação AAA e o posicionou entre os bancos de desenvolvimento mais bem avaliados focados na África.
Tah torna-se assim o segundo presidente originário da Mauritânia a liderar o BAD desde a sua fundação em 1964. Antes desta nomeação, o novo líder já havia ocupado o cargo de ministro dos Assuntos Económicos e Finanças da Mauritânia, além de funções de alto nível em várias instituições multilaterais.
O Banco Africano de Desenvolvimento, sob a nova liderança de Tah, continuará a gerir anualmente um volume superior a 40 mil milhões de dólares americanos em empréstimos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)