A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM), em parceria com a TRANS ATLANTIC GEM SALES, realiza o décimo quarto leilão de 17 diamantes brutos especiais, com pesos superiores a 10,80 quilates, provenientes das minas de Luele, Lulo, Chitotolo e Kaixepa.
De acordo com a nota enviada pela revista E&M, as sessões de visualização têm início hoje, 23 de Junho, e prolongam-se até ao dia 26 de Junho, na sede da SODIAM, em Luanda. O processo de licitação, que será realizado exclusivamente por via electrónica, encerra no dia 27 de Junho.
A participação no leilão está restrita a compradores pré-registados na base de dados da SODIAM, com experiência comprovada na comercialização de pedras especiais.
Entre os lotes em oferta, destacam-se 11 diamantes da mina Luele (a maior produção do País), três pedras da mina Lulo (famosa por seus diamantes de alto valor), dois exemplares de Chitotolo e uma rara pedra de Kaixepa.
Em 2024, a empresa estatal exportou 10,2 milhões de quilates, que renderam 1,48 bilião dedólares, com uma média de 145 dólares por quilate.