A Teramed Sistema de Saúde, empresa que detém o aplicativo Baika + Saúde, oficializou, durante a 5.ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), o projecto Saúde ao Alcance de Todos (SAT), que permite a digitalização do agendamento de consulta no sector hospitalar público.
À Economia e Mercado (E&M), Lino Muengue, CEO da Teramed, explica que, por agora, o SAT permite o agendamento em duas unidades sanitárias, nomeadamente os hospitais gerais de Luanda e o dos Cajueiros, este último localizado no município do Cazenga, através do seu site oficial (Baika Saúde) e do aplicativo Baika + Saúde.
Pelo aplicativo, como refere o alto responsável da Teramed, só os usuários cadastrados podem proceder ao agendamento, em nome próprio, nunca para terceiros.
Contrariamente, pelo site Baika Saúde os agendamentos podem ser feitos de forma particular ou para terceiros. Lino Muengue explica que o projecto foi desenhado num modelo de inclusão, que leva em consideração as estatísticas sobre dificuldades de manuseio das novas tecnologias por parte da população.
“Imagine, o senhor tem a mãe, que não possui smartphone, e quer agendar consulta para ela. Vai ao site e consegue agendar”, refere o responsável, acrescentando que, para as pessoas que não dispõem de smartphone, podem aceder, de forma gratuita, aos balcões de atendimento (digital).
Plataforma regista pouco mais de 50 mil agendamentos
Até ao momento, a plataforma da Teramed regista pouco mais de 50 mil agendamentos, sendo 19 mil destes feitos por utilizadores inscritos no aplicativo Baika + Saúde, informou o CEO da respectiva empresa, Lino Muengue.
Destas 50 mil consultas agendadas, como refere o responsável, pouco menos de 18 mil foram feitas por cidadãos residentes fora da província de Luanda, que só se deslocaram após notificações dos hospitais em que solicitaram as respectivas consultas.
Entretanto, os cidadãos residentes em Luanda continuam a liderar a estatística dos principais utilizadores do serviço de agendamento disponibilizado pela Teramed Sistema de Saúde.
Distinção no ANGOTIC 2025
Durante a 5.ª edição do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), a Teramed foi distinguida pelo Centro de Investimentos da Unitel.
Em pouco mais de 170 startups presentes, a empresa recebeu a distinção de segunda melhor solução de inovação tecnológica em saúde.
“Esta conquista valida o nosso compromisso com uma saúde mais acessível, eficiente e digital para todos os angolanos. Agradecemos à organização do ANGOTIC, à Unitel e a todos os nossos parceiros e colaboradores que tornam esta missão possível”, refere a empresa em comunicado.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)