Togo e Benin devem à Nigéria 14 milhões de dólares por fornecimento de energia eléctrica não pago no primeiro trimestre do corrente ano, informou a Comissão Reguladora de Electricidade da Nigéria.
A comissão, de acordo com notícia avançada pelo nigeriano Punch, explicou que nenhuma remessa foi feita por estes clientes bilaterais ao país diante de facturas emitidas pelo operador de mercado por serviços prestados entre Janeiro e Março deste ano.
No entanto, o grupo observou que alguns clientes bilaterais (locais e internacionais) fizeram pagamentos durante o primeiro trimestre de facturas pendentes de trimestres anteriores.
Em Maio, recorda o Punch, foi relatado que consumidores internacionais não remeteram cerca de 51,26 milhões USD à Nigéria por electricidade exportada em 2023.
A Comissão Reguladora de Electricidade condenou tais incumprimentos e intimou a empresa estatal que opera na exportação de energia a proceder a restrições a usuários devedores, como forma de pressionar o pagamento de passivos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












