IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

A tecnologia ao serviço do entretenimento e do progresso em África

Sabelo Mwali
15/7/2025
1
2
Foto:
DR

A tecnologia pode ajudar a fornecer conteúdo mais relevante, de forma mais eficiente e adaptada aos consumidores africanos.

A abordagem africana à tecnologia é semelhante à do resto do mundo, embora exista uma diferença comportamental na forma como vivemos e enfrentamos as nossas necessidades. Em África, a inovação não é apenas uma evolução positiva dos processos já conhecidos, é também um mecanismo de sobrevivência.

De acordo com a nossa vasta experiência, em nenhuma outra região do mundo as preocupações com o custo de vida são mais importantes do que em África.

Por exemplo, nos mercados desenvolvidos de transmissão de conteúdos, um subscritor pode permanecer no mesmo produto de subscrição pós-paga durante décadas, enquanto no ambiente africano a situação financeira dos clientes pode mudar drasticamente de um mês para o outro.

Para satisfazer as necessidades destes subscritores, a MultiChoice tem vindo a testar pacotes de subscrição de curto prazo no Uganda. Este pacote permite aos clientes adquirir uma subscrição da GOtv ou da DStv por um período de apenas sete dias.

As soluções tecnológicas para suportar estes serviços já foram implementadas, e as "micro-subscrições" estão a ser adoptadas por muitos dos nossos clientes no coração de África. É provável que haja uma adesão mais ampla, a julgar pela aceitação inicial.

Como compatriotas africanos, compreendemos o valor da inovação tecnológica e estamos atentos às necessidades do nosso povo.

Para incentivar este tipo de inovação tecnológica criativa na nossa região, a MultiChoice também patrocina regularmente eventos de hackathon no continente. Estabelecemos parcerias com universidades, incentivando os estudantes a conceber soluções de IA para os problemas dos clientes no sector de transmissão e produção de conteúdos.

Trata-se de incentivar os nossos jovens a serem não só pioneiros na adopção da tecnologia, mas também impulsionadores, personalizando-a às necessidades africanas.

Contra a pirataria

A indústria africana de transmissão e produção de conteúdos oferece oportunidades quase ilimitadas para enriquecer a vida dos nossos cidadãos. Mas se não for utilizada correctamente, pode também ser uma ameaça para as empresas, pessoas e sociedade em geral.

O combate aos cibercriminosos e aos grupos de pirataria digital tem sido marcado pela corrida ao armamento tecnológico, com equipas especializadas a tentar antecipar ataques, a pensar diariamente como se fossem hackers, a identificar vulnerabilidades e a lidar com

elas. Fenómenos como o hacking de dados de clientes e o comprometimento de informações pessoais nunca serão aceitáveis.

Nas empresas de conteúdos, devem ser constantemente implementadas medidas para garantir que cuidamos dos nossos dados e do nosso ambiente de trabalho - a segurança tem uma componente de conformidade e uma componente de defesa de sistemas. Ambas exigem a implementação de tecnologias que estão em constante evolução.

Um dos principais focos da MultiChoice é o combate à pirataria, em colaboração com a Partners Against Piracy e os nossos colegas da Irdeto, líder em cibersegurança.

A pirataria destrói o sustento dos profissionais de cinema e TV em todo o continente e a tecnologia é a ferramenta mais poderosa para combater esta realidade, seja através da protecção de conteúdo back-end e front-end, ou através de marcas de água, pedidos de remoção de conteúdo ilegal, envolvimento com autoridades policiais, entre outros métodos.

Tecnologia de pagamento

Por outro lado, a tecnologia pode enriquecer e facilitar bastante a capacidade dos utilizadores de tirar partido dos nossos conteúdos: há muito tempo que a MultiChoice inovou no sector dos pagamentos, por exemplo, com a construção de uma rede pan-africana de subscritores, gabinetes de apoio e parceiros financeiros.

Outra iniciativa ambiciosa é o lançamento recente de uma plataforma de pagamentos digitais – Moment – para tornar o processo cada mais acessível. É uma solução agregada que facilita a integração e autenticação dos fornecedores de pagamento, a gestão e o acompanhamento de pagamentos e a escala e integração dos pagamentos em massa em tempo real.

Com um ecossistema de pagamentos moderno, os subscritores podem também alterar os pacotes subscritos, efectuar novos movimentos ou interromper os pagamentos – tudo num prazo de apenas 60 segundos. É a tecnologia centrada no cliente na sua essência!

O potencial da IA

Olhando para o futuro, a revolução da televisão OTT continuará a moldar os hábitos de visualização. No espaço de produção, a IA generativa terá uma influência crescente, sempre com o objectivo de melhorar a componente humana da narrativa.

A IA terá até um papel na forma como produzimos conteúdo desportivo ao longo do tempo. Por exemplo, os resumos dos melhores momentos podem agora ser editados em conjunto e em tempo real, enquanto um jogo está a decorrer, para serem partilhados em várias plataformas no minuto em que soa o apito final.

Todas estas inovações tecnológicas envolvem considerações éticas e de governança. Na Multichoice, esforçamo-nos por garantir que estas preocupações são sempre consideradas na nossa tomada de decisões estratégicas. Trata-se de valorizar o factor humano, tendo em conta as necessidades dos nossos clientes e das nossas equipas.

*Sabelo Mwali, director de Tecnologia e Informação do MultiChoice Group