A Access Holdings, grupo financeiro nigeriano, concluiu oficialmente a aquisição do Standard Chartered Bank Gâmbia, marcando o fim de 130 anos de presença britânica no país africano.
O acordo foi aprovado pelo Banco Central da Gâmbia no dia,13 de Junho de 2025. Com esta aprovação, o Standard Chartered Bank Gâmbia cessará todas as suas operações bancárias no país.
A sua licença bancária será revogada, e todos os activos na Gâmbia serão transferidos para a Access Holdings.
O governador do Banco Central da Gâmbia, Buah Saidy explicou que a transição decorreu sob supervisão das autoridades reguladoras locais, que trabalharam em estreita colaboração com ambas as instituições financeiras, incluindo as suas equipas de gestão e conselhos de administração, paraassegurar um processo ordenado.
Com a conclusão da aquisição, a Access Holdings assume o controlo. O grupo nigeriano está presente na Gâmbia desde 2007, quando lançou a subsidiária local.
A saída do Standard Chartered Bank enquadra-se num plano mais amplo. Em Julho de 2023, o banco iniciou a venda de algumas das suas subsidiárias africanas à Access Holdings.
Este acordo surge na sequência da recente aquisição do Banco Nacional do Quénia pela Access Holdings, transacção aprovada pelas autoridades financeiras do Quénia e da Nigéria. Estas movimentações reflectem a estratégia contínua do grupo nigeriano para expandir a sua presença na África Ocidental e Oriental.