Os dados provisórios de 2025 da empresa espanhola ENAGAS, acabados de serem divulgados pela Europa Press, indicam que a Argélia foi o principal fornecedor de gás natural da Espanha, ultrapassando os Estados Unidos e relegando as importações russas a um nível historicamente baixo.
Um dos responsáveis por esta ascensão da commodity argelina no mercado espanhol é a estatal Sonatrach, que, apesar de uma ligeira diminuição nos volumes de exportação em comparação com 2024, continua a ser o principal fornecedor, representando cerca de 35% das importações espanholas.
Em 2025, noticia o portal Algerie360, as usinas de gás espanholas receberam gás natural de 16 fontes diferentes. Essa diversificação fortalece a posição de Espanha como importante ponto de entrada de LNG na Europa. Dentro dessa rede de fornecimento, a Argélia permanece como principal fornecedor, seguida pelos EUA, enquanto os fluxos russos caíram 44%.
Para a Itália, a dinâmica é semelhante, realça o portal de notícias consultado pela revista Economia & Mercado. A Argélia está a consolidar a sua posição como principal fornecedora graças ao gasoduto Transmed, que abastece a rede italiana com gás natural.
O acordo de cooperação energética assinado entre Argel e Roma em 2023 permitiu à Argélia recuperar a posição de liderança no mercado italiano, confirmando a sua capacidade de alavancar as vantagens geográficas e logísticas para garantir e expandir a sua base de clientes na Europa.
O Algerie360 prevê que a tendência para 2026 confirme essa direcção estratégica, porquanto o grupo público argelino receberá um novo parceiro no seu portfólio de clientes europeus, o fornecedor alemão VNG AG, cujo contrato de fornecimento deverá entrar em vigor ainda este ano.
Diante da entrada de novos fornecedores no mercado europeu, a Argélia aposta no seu duplo potencial: infra-estruturas modernas e localização geográfica estratégica, vantagens que permitem à Sonatrach não apenas manter a posição dominante nos mercados tradicionais, mas também expandir a base de clientes na Europa.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












