O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou o financiamento de 75 milhões USD a favor da Nyanza Light Metals Pty Ltd, sediada na África do Sul, para impulsionar a produção de dióxido de titânio, anunciou aquela instituição bancária continental, localizada em Abidjan, na Costa do Marfim.
A verba disponibilizada à Nyanza, para construção de uma fábrica de pigmentação de dióxido de titânio com capacidade de processar 80 mil toneladas por ano, inclui 25 milhões USD (33,33%) do Fundo Africa Growing Together (AGTF), uma iniciativa do BAD e o Banco Popular da China (BPC).
O financiamento, como se pôde depreender do comunicado do BAD, resultou do sindicato organizado pela Corporação Financeira Africana e pelo Banco Africano de Exportação e Importação, que actuam como organizadores principais mandatados iniciais e bookrunners.
A implementação do projecto poderá gerar mais de dois mil e 400 empregos locais (um dos principais focos do projecto), 30% dos quais serão reservados às mulheres. Igual cota (30%) será destinada aos jovens.
Quando a fábrica estiver operacional, esclarece o BAD, estarão disponíveis 850 empregos directos qualificados. 45% dos postos de trabalho a criar estão reservados às mulheres; 30% aos jovens e 20% às pessoas com baixo rendimento. “Ajuda a resolver o problema do desemprego na África do Sul”.
O investimento, disse Solomon Quaynor, vice-presidente para o Sector Privado, Infra-estrutura e Industrialização, reflecte o compromisso do BAD de impulsionar a transformação industrial de África e mudar a narrativa de que o continente depende (fortemente) da exportação de matérias-primas.
Solomon Quaynor afirmou ainda que a instituição da qual é vice-presidente está a contribuir para que o continente africano deixe de ser um exportador de matérias-primas de baixo valor e dependente de importação de produtos acabados. “Estamos a construir uma economia industrial”.
“A aprovação do BAD marca um momento crucial, não apenas para a Nyanza, mas para o futuro industrial de África. O banco traz mais do que financiamento; traz credibilidade, parceria estratégica e um compromisso de longo prazo com a transformação de África”, afirmou Donovan Chimhandamba, presidente e CEO da Nyanza Light Metals Pty Ltd.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)