IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Boeing deve ter nova 'chefia' até final do ano

Sebastião Garricha
29/7/2024
1
2
Foto:
DR

Dados do Wall Street Journal dizem que pelo menos duas pessoas - Larry Culp, CEO da GE Aerospace, e David Gitlin, CEO da empresa de electrodomésticos Carrier - recusaram os pedidos da Boeing.

A Boeing, maior empresa aeroespacial do mundo e líder de fabricação de aviões comerciais e de sistemas de defesa, espaço e segurança, deve ter um novo CEO até o final deste ano. Entre os 'candidatos' constam Kelly Ortberg, Stephanie Pope, Pat Shanahan e o actual presidente do conselho da empresa, Steve Mollenkopf.

Segundo dados de uma notícia publicada esta segunda-feira, 29 de Julho, pela Business Insider, as manifestações de interesse dos quatro ‘grandes’ do sector surgem na sequência de um anúncio feito por Dave Calhoun, actual CEO da Boeing, dando nota que deixará o cargo até final do ano.

Dados de uma publicação comercial do The Air Current, feito neste domingo, 28, confirmam que Kelly Ortberg, ex-CEO da empresa aeroespacial Rockwell Collins, que forneceu sistemas de aviação e serviços de tecnologia da informação para agências governamentais e fabricantes de aeronaves, está a ser seriamente considerado para o cargo de chefia da Boeing.

Ortberg tem 30 anos de experiência na indústria aeroespacial, de acordo com o seu perfil na RTX, empresa que administra a antiga Rockwell Collins. 

Outra candidata na disputa é Stephanie Pope, CEO da divisão de aviões comerciais da Boeing. De acordo com a Business Insider, Pope, uma funcionária de terceira geração, é ex-directora de operações da fabricante de aviões e tem experiência em finanças. Seu antecessor, Stan Deal, anunciou sua aposentadoria imediata ao mesmo tempo que a renúncia de Calhoun.

Um terceiro candidato é Pat Shanahan, CEO da Spirit AeroSystems - o fornecedor que construiu a fuselagem do Alaska 737 Max. Vale aqui destacar que a Boeing anunciou, no início deste mês, que compraria de volta a Spirit, uma ex-subsidiária, num acordo no valor de 4,7 bilhões de dólares, informou a BI.

De acordo com a Reuters, o actual presidente do conselho da Boeing, Steve Mollenkopf, também está na disputa. Pesquisas revelam que Steve Mollenkopf já foi CEO da empresa de semicondutores Qualcomm Incorporated.

Entretanto, dados do Wall Street Journal dizem que pelo menos duas pessoas - Larry Culp, CEO da GE Aerospace, e David Gitlin, CEO da empresa de electrodomésticos Carrier - recusaram os pedidos da Boeing para o ‘disputado’ cargo de chefia.