O Banco de Poupança e Crédito (BPC) lucrou 123 mil milhões de Kwanzas em 2024, representando um aumento de, aproximadamente, 6% face ao período homólogo.
A Mundial Seguros, segundo o presidente do Conselho de Administração do BPC, Cláudio Pinheiro, também contribuiu para que a instituição bancária pública obtivesse aquele resultado líquido.
Referindo-se ainda às declarações do PCA do BPC, aquela seguradora é uma das fontes que o banco dispõe para alimentar a margem complementar. Isto, depois de ter sido capitalizada (em 2020). Em termos de resultado líquido, a Mundial Seguros rendeu 12,9 mil milhões Kz.
“Devemos enfatizar que o Banco continua sólido, robusto, tendo reforçado os fundos próprios pelos lucros obtidos em 2023 e 2024”, disse Cláudio Pinheiro quando apresentava os resultados de 2024.
Face ao reforço dos fundos próprios, actualmente o rácio de solvabilidade regulamentar do BPC é de 27%, muito acima do mínimo (10%) exigido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
A acutilância da acção comercial, avançou Cláudio Pinheiro, permitiu estreitar o fosso de liquidez do BPC com a melhoria da redução da exposição ao risco cambial, a que esteve sempre exposto até 2023.
Ainda em declarações à Comunicação Social, o chairman do BPC informou que aquela instituição bancária está quase que imune a qualquer volatilidade da taxa de câmbio.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)