A British International Investment (BIl), instituição britânica de financiamento do desenvolvimento, comprometeu-se a investir 15 milhões de dólares na Rift Valley Energy (RVE) – uma sociedade gestora de participações sociais para o desenvolvimento de projectos e infra-estruturas de energias renováveis – para apoiar novos sectores eólicos e hidroeléctricos na Tanzânia.
Segundo o portal Energy Capital & Power, os projectos complementarão as actuais instalações hidroeléctricas a fio de água da RVE e o único parque eólico operacional do país, o Mwenga Wind.
Citado pelo Diário Económico, o director executivo da BIL, Nick O’Donohoe, afirmou que o acordo “irá melhorar a vida de milhares de pessoas nas zonas rurais da Tanzânia, uma vez que a energia fornecida capacitará muitos sectores, o que ajudará a melhorar as oportunidades educativas, os serviços de saúde, a criação de emprego e a produtividade industrial”.
O projecto visa fornecer electricidade sustentável a cerca de 170 mil pessoas por ano, ligando ao mesmo tempo quatro mil empresas e agregados familiares à rede pela primeira vez. Além disso, prevê-se que crie cerca de 1800 novos postos de trabalho e reduza até 17 mil toneladas de emissões de carbono por ano até 2027.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)