IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Caminho de Ferro de Benguela investe dois milhões USD em rodados

Adnardo Barros
9/2/2026
1
2
Foto:
Isidoro Suka

O presidente do CFB vincou que estes investimentos são financiados pelas receitas da concessão ferroviária e logística do Corredor do Lobito.

O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) investiu perto de dois milhões de dólares na compra de rodados para 50 carruagens,  avançou o Presidente do Conselho de Administração, Antonio Cabral.

António Cabral, que falava à imprensa à margem da Reunião de Alto Nível sobre o Mecanismo de Coordenação do Corredor do Lobito, referiu que além da aquisição desse material decorre também trabalho de reparação de antigas carruagens, em serviço desde 2011.

Em termos de material, além dos rodados para as carruagens, cuja importação de 200 unidades já foi concluída, o CFB recebeu também metade dos 48 rodados previstos para as suas locomotivas.

O presidente do CFB vincou que estes investimentos são financiados pelas receitas da concessão ferroviária e logística do Corredor do Lobito. "Com os recursos das rendas, fixas e variáveis, e também com o prémio da concessão, estamos a fazer a manutenção e a recuperação das carruagens", afirmou.

Os trabalhos de recuperação incluem a reparação de assentos, sistemas de ar condicionado, vedação de infiltrações de água e pintura. "As 50 carruagens vão entrar em serviço ainda este ano, mas o processo de reparação não vai parar", garantiu António Cabral.

O CFB constitui a espinha dorsal do Corredor do Lobito, uma linha de 1.300 quilómetros que liga o Porto do Lobito, em Angola, à fronteira com a República Democrática do Congo, com ligação às redes ferroviárias das regiões mineiras daquele país e expansão futura prevista para a Zâmbia.