IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

CAP Capital compra TSMARTS e vai investir mais de 58,2 milhões USD na empresa angolana

Victória Maviluka
8/12/2025
1
2
Foto:
DR

Holding inversor europeu adquire total direito sobre companhia nacional com vasta experiência na operação, manutenção e desenvolvimento de infra-estruturas de telecomunicações.

A CAP Capital é, agora, a dona de 100% do capital social da TSMARTS – Telecomunicações e Engenharia. Face à aquisição, a holding inversor, com presença consolidada em Espanha e no Reino Unido, estabeleceu um plano de investimento de 50 milhões de euros (cerca de 58,2 milhões de dólares) para os próximos três anos na sua nova aposta no mercado angolano.

Este plano, lê-se numa nota enviada à revista E&M, destina-se a modernizar os serviços de manutenção e engenharia, expandir a presença operacional da TSMARTS em todas as províncias, reforçar a capacidade técnica e logística, promover a criação de emprego qualificado e desenvolver novas áreas de negócio nos sectores eléctrico, tecnológico e industrial.

Com a aquisição da companhia angolana com vasta experiência na operação, manutenção e desenvolvimento de infra-estruturas de telecomunicações em todo o território nacional, a CAP Capital diz-se comprometida com o desenvolvimento económico, social, e tecnológico de Angola, contribuindo para a competitividade, eficiência e sustentabilidade.

“Angola é um país estratégico para o nosso grupo e acreditamos profundamente no seu potencial de desenvolvimento. A TSMARTS é uma empresa angolana com enorme capacidade técnica e humana, e o nosso objectivo é transformá-la num dos maiores operadores de infra-estruturas do país”, refere a CAP Capital.

Angola é um país estratégico para o nosso grupo e acreditamos profundamente no seu potencial de desenvolvimento

Observa, citado no comunicado, que, com esta aquisição, vai reforçar e ampliar substancialmente a sua capacidade operacional e a sua cobertura nacional, respondendo de forma mais eficaz às necessidades do mercado, com um claro compromisso: “Investir, formar talentos, criar emprego e contribuir activamente para o avanço das grandes infra-estruturas nacionais”. 

A TSMARTS contará com uma renovada estrutura de governação corporativa, com João Bernardo de Miranda, antigo embaixador de Angola em França, como Chairman da empresa, de quem se espera colocar a sua “sólida reputação institucional e vasta experiência internacional” em prol da estabilidade e visão estratégica de expansão da companhia. 

A liderança executiva da  TSMARTS, realça ainda a nota, será, também, reforçada, com a entrada de Nuno Dias como subdirector-geral, “profissional com experiência consolidada em Angola e Portugal, reconhecido pela sua trajectória no sector financeiro e pela gestão de projectos de elevada complexidade”, descreve o documento. 

TEALT Academy em marcha

A empresa informa que esta nova abordagem ao mercado angolano integra, igualmente, a TEALT Academy, um centro de formação do grupo CAP Capital, especializado em trabalhos em altura, segurança industrial e manutenção de infra-estruturas de telecomunicações e energia. 

Homologada para operar em Angola e na Europa, a TEALT Academy assegura a formação contínua de profissionais alinhados com padrões internacionais, reforçando a capacidade de execução, a segurança operacional e a escalabilidade da TSMARTS, lê-se na nota a que a E&M teve acesso.