Embora a esperança média de vida dos seres humanos tenha aumentado significativamente à escala global, ainda existe uma diferença notável na esperança média de vida entre os diferentes países.
No Chade, por exemplo, os cidadãos têm esperança de viver até os 52,5 anos, de acordo com projecções do Banco Mundial (BM). Os dados consultados pele Economia & Mercado (E&M) indicam que a Nigéria e a República Centro-Africana seguem de perto com esperança de até 52,7 anos e 53,9 anos de vida, respectivamente.
A lista proposta pelo Banco Mundial continua com o Sudão do Sul, onde os cidadãos têm esperança de viver até os 55 anos, seguido pela Somália com 55,3 anos, pelo Essuatíni com 57,1 anos, Mali com 58,9 anos, pela República Democrática do Congo (RDC) com 59,2 anos e por Moçambique com 59,3 anos.
Segundo o BM, não é apenas a sorte que determina a expectativa de vida, mas factores como raça, capacidade financeira, género e local de residência também desempenham um papel crucial.
Os dados consultados pela E&M referem, também, que os países que gastam mais em cuidados de saúde tendem a ter taxas de esperança de vida mais elevadas.
“Para reduzir as desigualdades, muitos países enfatizaram os cuidados de saúde primários, incluindo a imunização, o saneamento, o acesso à água potável e iniciativas de maternidade segura”, explica.
Em África, diz indicam as projecções do BM, a esperança de vida variou amplamente devido a factores como o acesso aos cuidados de saúde, o desenvolvimento económico e a prevalência de doenças.
“Em 2021, a esperança média de vida à nascença era de 71 anos. A esperança de vida mundial à nascença diminuiu pelo segundo ano consecutivo, à medida que a pandemia da COVID-19 reverteu décadas de aumentos”, lê-se.

10 países africanos com maior esperança de vida
De acordo com o Banco Mundial, a Argélia é o país do continente africano com maior esperança de vida. Os dados consultados indicam que na Argélia os cidadãos têm esperança de viver até os 76,4 anos.
O ranking continua com Marrocos, onde os cidadãos podem viver até os 74,0 anos, seguido pela Tunísia com esperança de até 73,8 anos de vida, pelas Maurícias com 73,7 anos, Seicheles com 73,4 anos, pela Líbia com 71,9 anos, por Cabo Verde com 71,1 anos, pelo Egipto com 70,2 anos, Senegal com 67,1 anos, e pela Eritreia com a esperança de vida de até 66,5 anos.
A nível global, a lista dos países com maior expectativa de vida é liderada pelo Japão, Lichtenstein, pela Suíça e Coreia do Sul, com 84 anos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












