O presidente do Grupo Dangote, Aliko Dangote, anunciou planos para vender entre 5% a 10% das acções da Refinaria de Petróleo Dangote na Bolsa de Valores da Nigéria em 2026.
A informação foi dada pelo bilionário em uma entrevista à S&P Global. Dangote afirmou que a oferta pública de acções seguirá o modelo usado por outras subsidiárias do grupo, como a Dangote Cement e a Dangote Sugar, já cotadas no mercado accionista nigeriano.
"Não queremos manter mais de 65 a 70%. As acções serão oferecidas de forma incremental, dependendo do apetite do investidor e da profundidade do mercado", declarou.
O anúncio da venda de participação coincide com o plano de Dangote de mais do que duplicar a capacidade da refinaria, elevando a produção para 1,4 milhão de barris de petróleo bruto por dia. "Temos que aumentar a refinaria, aqui ou em outro lugar. Mas, realmente, outro lugar não é possível porque teríamos que gastar muito construindo infra-estrutura, e já temos a infra-estrutura aqui", justificou.
Localizada em Lagos, a Refinaria de Petróleo Dangote, construída por 20 mil milhões de dólares, é a maior da África. A unidade tem actualmente uma capacidade de refinar até 650 mil barris de petróleo bruto por dia.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)