As actividades económicas ligadas ao mar representaram, em 2023, cerca de 20,1% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde, um aumento de dois pontos percentuais face a 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.
Divulgado esta quarta-feira, 5, o comunicado sobre a Conta Satélite do Mar indica que o agrupamento de actividades de recreio, desporto, cultura e turismo foi o que mais contribuiu para a produção nacional, correspondendo a 10,3% e 12,0% do total em 2022 e 2023, respectivamente.
Seguem-se as actividades portuárias e logísticas e, em terceiro lugar, a pesca e transformação de pescado. No que respeita ao emprego, as actividades do mar ligadas ao turismo continuam a liderar, seguidas pela pesca e transformação.
A Conta Satélite do Mar de Cabo Verde tem como objectivo avaliar o peso da economia costeira no total da economia do arquipélago. O projecto contou com financiamento da Cooperação Espanhola e, segundo a Lusa, teve apoio técnico do INE de Portugal e do Instituto Canário de Estatística (ISTAC).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)