IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

EUA e China acertam tratado histórico: bolsas disparam e sectores celebram alívio nas tensões comerciais

Redacção
13/5/2025
1
2
Foto:
DR

Analistas alertam que o acordo é temporário e depende de avanços concretos em questões como exportação de chips e acesso a sectores estratégicos chineses

O mercado de acções dos Estados Unidos viveu um dia de euforia nesta segunda-feira, impulsionado por uma notícia que reacendeu a esperança de investidores após meses de incertezas geopolíticas: EUA e China anunciaram uma redução drástica de 90 dias nas tarifas comerciais, fruto de negociações intensas realizadas no fim de semana em Genebra, Suíça. O acordo, considerado um dos mais significativos dos últimos anos, catapultou os principais índices do país, com destaque para o S&P500 e o Nasdaq, que subiram cerca de 3%, e o Dow Jones, que registou um salto histórico de mais de 1.000 pontos.  

Detalhes do Acordo e Reacções Sectoriais  

O acordo prevê reduções recíprocas: tarifas dos EUA sobre produtos chineses caem de 145% para 30%, e as da China sobre importações norte-americanas de 125% para 10%, válidas por 90 dias. Isso beneficiou sectores como tecnologia e consumo discricionário (alta de 5,5%), com megacaps como Amazon (+8,3%) e Tesla (+6%) liderando ganhos. Em contraste, acções farmacêuticas como Pfizer (-4,1%) e Merck (-3,8%) caíram após Trump anunciar uma ordem executiva para cortar preços de medicamentos em até 59%.  

Riscos e Perspectivas Futuras

Analistas alertam que o acordo é temporário e depende de avanços concretos em questões como exportação de chips e acesso a setores estratégicos chineses. Enquanto isso, a atenção do mercado global se volta para dados de inflação dos EUA e resultados corporativos de gigantes como Walmart e Home Depot.