O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) inaugurou, nesta quinta-feira, 12, em Malanje, a Agência Regional Norte (ARN), estrutura que passa a atender também às províncias do Uíge, Kwanza-Norte e Zaire, no âmbito do plano de expansão institucional em curso.
Com a nova agência, a direcção do FADA explica em comunicado que pretende aproximar os serviços de financiamento das comunidades rurais e dos produtores da agricultura familiar.
“Esta nova estrutura permitirá maior proximidade institucional com os produtores, sobretudo da agricultura, promovendo a celeridade na tramitação dos processos, o reforço da assistência técnica e administrativa e a implementação eficaz das linhas de financiamento do FADA, com destaque para a Mecanização Ligeira da Agricultura Familiar”, sublinha o documento.
Durante a cerimónia de inauguração, a Presidente do Conselho de Administração (PCA) do FADA destacou que a abertura da ARN Malanje dá cumprimento ao Plano Estratégico 2023–2026, visando desburocratizar o apoio ao campo.
Segundo Felisbela Francisco, a escolha de Malanje como sede regional foi fundamentada pelas suas excepcionais condições edafoclimáticas e pelo seu papel histórico como um dos principais eixos de produção agrícola do País.
A Agência Regional Norte é a segunda a ser instalada no País, depois da abertura, no ano passado, da Agência Regional Centro, sediada no Huambo, que atende às províncias do Bié, Benguela, Kwanza-Sul, Cuando, Cubango e Huambo.
No quadro do cronograma de expansão, o FADA prevê inaugurar, em Abril, a Agência Regional Sul, com sede no Lubango, província da Huíla, e, em Junho, a Agência Regional Leste, cuja localização definitiva deverá ser definida entre as províncias da Lunda-Sul e do Moxico.
De acordo com dados divulgados pela instituição, até 31 de Dezembro de 2025, o FADA financiou mais de cinco mil projectos em todo o País, com um investimento acumulado superior a 54,9 mil milhões de Kwanzas. Na província de Malanje, foram financiados 161 projectos, num montante global superior a 3,1 mil milhões Kz.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário é uma instituição financeira não bancária de referência, encarregue de alocar recursos financeiros sob forma de crédito para as acções viradas para o desenvolvimento da produção alimentar das explorações agrícolas familiares e empresas do sector.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












