O Chefe de Estado, que discursava na abertura do evento, tido a maior bolsa de negócios do País, chamou a tenção para necessidade de o sector privado exercer de facto o papel de motor do crescimento da economia do País.
João Lourenço afirmou ainda que o Executivo, na condição de agente facilitador da interacção entre agentes económicos, procura assegurar que as reformas políticas e económicas possam influenciar no reforço de parcerias, bem como na captação de mais investimentos.
O Executivo, avançou o PR, continua a privilegiar e a congregar acções no âmbito da prevalência de um mercado regulamentar, competitivo e seguro para o exercício da actividade empresarial, mantendo-se firme no compromisso com a melhoria do ambiente de negócio.
“Reafirmamos a nossa a convicção de que a diversificação da economia é o único caminho seguro para o crescimento económico e social inclusivo”, declarou o também Titular do Poder Executivo, aludindo mais adiante que o PRODESI vai continuar a “trilhar o seu caminho”.
Importância das infra-estruturas
No quadro da criação do bom ambiente de negócio, João Lourenço disse ser importante investir na melhoria das infra-estruturas para a atração de investimento privado, daí a preocupação do Executivo em melhorar os portos, aeroportos, caminhos-de-ferro e estradas do País.
O ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, considerou prestigiante a presença do Presidente da República na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), pois há 21 anos que o evento “não recebe visita presidencial”.
Com mais de 1300 expositores, afirmou o ministro, a maior bolsa de negócios, sob o lema “Economia Digital – A Nova Fronteira da Economia Mundial”, consegue dinamizar quatro das cinco componentes do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).
“Temos o acesso ao financiamento; acesso ao mercado interno; acesso ao mercado externo e a capacitação”, declarou o auxiliar do Titular do Poder Executivo, realçando a primeira participação de uma empresa dos Estados Unidos da América numa edição da FILDA.
A FILDA arrancou, no dia 18 de Julho de 2023, com a participação de mil 307 empresas, das quais 139 são estrangeiras. O certame, segundo dados da Eventos Arena, um dos responsáveis pela organização, também regista a participação de 13 países e 16 províncias.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












