IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

FoodCare recebe investimento do Fundo Kimbo para expandir capacidade produtiva

Adnardo Barros
14/11/2025
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Esta operação, estruturada através de notas conversíveis,a primeira do género no mercado angolano

O Fundo Kimbo, gerido pela BFA Gestão de Activos, investiu na FoodCare para expandir a capacidade produtiva da empresa, assegurando a resposta a uma procura internacional que supera em 800% a produção actual. 

Contactada pela revista E&M, a gestora não avançou o montante investido.

Esta operação, estruturada através de notas conversíveis, a primeira do género no mercado angolano, visa colmatar o desequilíbrio entre a capacidade instalada da empresa e os pedidos internacionais que ascendem a 700 toneladas mensais.

O CEO da BFA Gestão de Activos, Rui Oliveira, explicou que o investimento "corrige uma falha de mercado", permitindo que a empresa, que já exporta 95% da sua produção para Europa, América do Norte e África do Sul, possa aproveitar o "potencial inexplorado" do seu modelo de negócio comprovado.

 Rui Oliveira sublinhou a estratégia do fundo em aplicar "capital inteligente e paciente" para apoiar empresas com modelos de negócio comprovados, mas com dificuldades de acesso a financiamento tradicional.

Por sua vez, Marlene José, Fundadora e CEO da FoodCare, explicou que a empresa tinha sido forçada a recusar encomendas internacionais devido à limitada capacidade de produção. A parceria com o Fundo Kimbo permitirá, segundo a CEO, "dizer 'sim' ao mundo" e expandir a distribuição dos produtos angolanos, com impactos positivos nas comunidades agrícolas locais.

A FoodCare integrou o programa de aceleração da Founder Institute em Angola, onde consolidou o seu modelo de negócio e ganhou acesso a redes internacionais de investidores. Este percurso foi determinante para captar o interesse e posterior investimento do Fundo Kimbo, segundo fontes próximas do processo.