A economia de Gana cresceu 6,9% no segundo trimestre de 2024, a maior taxa em cinco anos, anunciou, nesta terça-feira, 18, a agência de estatísticas do país.
Este marcante crescimento, sublinha a Reuters, foi impulsionada pela expansão em vários sectores importantes, e representa uma recuperação significativa para os produtores de ouro, petróleo e cacau, que têm enfrentado a sua pior crise económica devido à crescente dívida pública.
"A taxa de crescimento de 6,9% é a mais alta desde o segundo trimestre de 2019 e foi impulsionada em grande parte pela forte expansão no sector extractivo, assim como vimos no segundo trimestre de 2019", assinalou o Samuel Kobina Annim, estatístico do governo.
O sector industrial geral do Gana cresceu 9,3%, impulsionado pela mineração e pedreiras, enquanto o segmento de ouro expandiu-se pelo terceiro período consecutivo, em 23,6% no trimestre. O sector de serviços cresceu 5,8%, enquanto a agricultura subiu 5,4%, disse Annim, citado pela agência britânica.
O segmento de cacau do segundo maior produtor mundial, no entanto, contraiu pelo quarto trimestre consecutivo em 26,2%, destacando o impacto de um declínio constante na produção agrícola devido a doenças e mau tempo.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)