A S&P Global ratings devolveu a Marrocos o estatuto de "grau de investimento", elevando o rating de crédito soberano do reino para 'BBB-', com perspectiva estável.
A agência de rating justificou a decisão, anunciada na sexta-feira, com o "recente desempenho económico" e as "perspectivas" de Marrocos, que são "apoiadas pela combinação de políticas e forte impulso estrutural sócio-económico e de reforma orçamental". A perspectiva "estável" atribuída significa que a S&P não previa alterações no curto prazo.
Esta promoção torna Marrocos o único emissor soberano africano de eurobond com o cobiçado selo de 'investment grade', equiparando-o a países como a Hungria e Omã. Espera-se que o movimento funcione como um íman para o Investimento Directo Estrangeiro, ajudando a impulsionar o crescimento e a combater o desemprego na economia de 154 mil milhões de dólares.
O país reconquista um patamar de credibilidade que havia perdido em 2021, quando a sua economia, fortemente dependente do turismo e da agricultura, foi severamente afectada pela pandemia e por sucessivas secas.
Enquanto a Moody's e a Fitch mantêm o reino um degrau abaixo do 'grau de investimento' (mas com perspectivas estáveis), o banco central marroquino prevê uma aceleração do crescimento para 4,6% este ano, com a inflação controlada abaixo de 1% desde Abril, um contraste gritante com os 10% registados no início de 2023.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.webp)





.jpg)