Uma delegação de empresários moçambicanos participam de 30 de Julho a 04 Agosto na 97.ª edição da Feira Agrícola e Comercial a decorrer na capital zambiana, Lusaka, um evento que junta agricultores, empresários, especialistas do sector e o público para troca de conhecimentos, networking e exploração de oportunidades de negócios.
Nesta feira, Moçambique far-se-á representada por uma comitiva composta por empresários filiados à Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior entidade patronal do país e membros da Agência moçambicana para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX).
Para os empresários moçambicanos, a ideia é clara, buscar experiência sobre a agricultura comercial da Zâmbia, mas também expor as oportunidades existentes em Moçambique nesta área.
A Feira Agrícola e Comercial, organizada pela Sociedade Cooperativa Agrícola e Comercial da Zâmbia Limited (ACSZ), é o principal evento anual da Zâmbia.
Para além de contar com diversas exposições, workshops e oportunidades de networking, a edição de 2025, com o tema: “Criando um Futuro Competitivo”, deverá igualmente promover a inovação bem como discutir a questão da adaptação do sector agrícola às mudanças climáticas.
Recorde-se que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou, no ano passado, um novo instrumento que visa prestar assistência ao sector agrícola zambiano, concentrando-se principalmente no desenvolvimento de blocos agrícolas e cadeias de valor, para melhorar a resiliência climática e a produtividade agrícola do sector.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)