As autoridades namibianas estão focadas no posicionamento do país como um futuro líder em petróleo, gás e desenvolvimento energético mais amplo. O país prepara-se para acolher a 3.ª Conferência de Petróleo e Gás da Namíbia 2025, um fórum que juntará importantes players nacionais e internacionais do sector de hidrocarbonetos.
“Estamos, agora, focados em dar passos concretos para o crescimento do sector e colocar a Namíbia no centro do cenário energético global. Instamos os jovens namibianos – estudantes, empreendedores e profissionais em início de carreira – a engajarem-se”, afirmou Paulo Coelho, porta-voz da Companhia Nacional de Petróleo da Namíbia (NAMCOR, na sigla em inglês).
Sublinhou que o tema deste ano da conferência ‘Da Exploração à Acção: Posicionando a Namíbia como a Próxima Fronteira Energética’ reflecte o desejo de o país passar da descoberta de recursos para o desenvolvimento da indústria.
A decorrer entre os dias 13 e 14 deste mês, a conferência abordará as novas tendências do sector, descobertas de pesquisas e mudanças regulatórias, reservando para o último dia um evento de correspondência de negócios, com o objectivo de conectar empresas namibianas com potenciais investidores.
“A iniciativa visa criar um engajamento mais estruturado entre as partes interessadas internacionais e o sector privado local”, realçou, citado pelo The Namibian, o porta-voz da estatal namibiana que actua no segmento petrolífero.
Jesaya Hano-Oshike, vice-presidente da Associação Económica da Namíbia (EAN), disse que a conferência está a crescer tanto em número de participantes quanto em escopo: “[A conferência] viu um aumento de 52% no espaço de exposição e um aumento de 40% no número de participantes de 2023 a 2024”.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)