O PMI do Stanbic IBTC Bank Nigéria, índice que mede a actividade económica das empresas privadas, subiu para 49,9 em Agosto de2024, acima dos 49,2 do mês anterior, sinalizando um ambiente de negócios próximo a estável no sector privado nigeriano.
Apesar da ligeira recuperação as empresas registaram uma redução fraccionária na actividade empresarial nos dois meses permanecendo abaixo de 50 pontos. O Composite PMI na Nigéria deve ser de 50,30pontos até o final deste trimestre, de acordo com os modelos macro globais daTrading Economics e expectativas dos analistas. No longo prazo, o Stanbic IBTCBank Nigéria PMI deve tender a 51,70 pontos em 2025 e 52,40 pontos em 2026, de acordo com os modelos econométricos.
Em Agosto o emprego continuou a aumentar, à medida que as empresas trabalhavam em negócios pendentes a um ritmo mais rápido. Além disso, a actividade de compra foi reduzida, enquanto os Stocks de insumos diminuíram pela primeira vez em 17 meses. Na frente de preços, a taxa de inflação do custo de compra atingiu uma alta de cinco meses em meio a aumentos nos preços de materiais e transporte, com pressões de custo exacerbadas pela fraqueza da moeda. Os custos com pessoal também aumentaram. Os preços de produção, posteriormente, aumentaram no ritmo mais acentuado em cinco meses.
Olhando para o futuro, o sentimento empresarial permaneceu entre os menos optimistas desde o início da pesquisa, embora tenha subido em relação à baixa recorde de Julho.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)