IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Nova ‘rota livre’ entre africanos: Moçambique e Uganda eliminam exigência de vistos

Sebastião Garricha
23/9/2024
1
2
Foto:
DR

A decisão está associada aos esforços para a promoção da integração regional e à facilitação da mobilidade dentro do continente.

Os governos de Moçambique e do Uganda assinarem um memorando de entendimento que permite aos viajantes de ambos os estados cruzarem as fronteiras sem a necessidade de visto, segundo anúncio publicado esta segunda-feira, 23, pelo Club of Mozambique.

Assinado na última quinta-feira, 19, o documento diz que a medida posiciona Moçambique entre outros países que já possuem acordos semelhantes com o Uganda, como são os casos de Angola, Quénia, Botsuana, Sudão do Sul, Malawi, Malásia e Comores. Nestes casos, os cidadãos estão isentos da taxa de visto de 50 dólares, incentivando o livre fluxo de pessoas entre os países.

“O comércio tem tudo a ver com a circulação de bens e pessoas. Se restringirmos a circulação de pessoas, os bens não chegarão ao destino. Por conseguinte, a supressão da obrigação de visto é um estímulo”, explicou o embaixador do Uganda em Moçambique, Fred Mwesigye, sublinhando que a medida deverá assegurar a transferência de conhecimentos especializados entre os dois países.

Além disso, destacou que a isenção de visto entre Moçambique e Uganda servirá como um impulso não apenas para o comércio, mas também para o intercâmbio e capacitação técnica entre os dois países.

A decisão está associada aos esforços para a promoção da integração regional e à facilitação da mobilidade dentro do continente africano.