IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Queda da naira ‘traiu’ Dangote, mas nigeriano mira regresso ao posto de homem mais rico de África

Victória Maviluka
5/9/2024
1
2
Foto:
DR

Desvalorização frequente da moeda nigeriana face ao dólar resultou automaticamente em queda da fortuna de Aliko Dangote, que tem a maior parte dos seus activos na Nigéria.

A queda contínua da moeda nigeriana, a naira, face ao dólar resultou no declínio significativo da fortuna de Aliko Dangote, fazendo com que o nigeriano perdesse para o sul-africano Johann Rupert o cadeirão de homem mais rico de África. Mas há factores que permitem prever um rápido regresso de Dangote ao posto.

Para que isso aconteça, escreve o portal marroquino Le360, dependerá, sobretudo, de alguns factores, entre os quais o comportamento da moeda nigeriana face ao dólar americano. 

A propósito, o portal recorda que, de 882 nairas por 1 dólar no final de Dezembro de 2023, a moeda nigeriana passou para um pico de 1.661 nairas por dólar em Agosto de 2024, uma queda que impactou negativamente no valor da riqueza de Aliko Dangote, expresso em dólares americanos.

Assim, enquanto o sul-africano viu a sua fortuna aumentar 1,52 mil milhões de dólares desde o início do ano, Dangote viu a sua riqueza cair 1,71 mil milhões USD no mesmo período, apesar do bom comportamento da Dangote Cement na Bolsa de Lagos, onde a acção do principal grupo cimenteiro do empresário em África subiu 47,38% desde o início do ano, fixando-se em 479 nairas, contra 325 nairas no final de 2023. 

Esta desvalorização frequente da moeda nigeriana resultou automaticamente em queda da fortuna de Aliko Dangote, que tem a maior parte dos seus activos na Nigéria, com o seu ‘carro-chefe’ Dangote Cement cotado na Bolsa de Valores de Lagos, à semelhança das suas grandes unidades industriais, lê-se no artigo.

Entretanto, observa o portal, a situação do bilionário nigeriano poderá melhorar muito em breve, não só com a perspectiva de estabilização da naira, mas com a anunciada cotação da refinaria de petróleo do empresário com capacidade de processamento de 650 mil barris por dia, o 6.º grau mais elevado do mundo. 

A cotação da Dangote Petroleum Refinery nos mercados de Lagos e Londres deverá dar uma nova dimensão à fortuna de Dangote, que já ultrapassou os 20 mil milhões de dólares antes de iniciar a sua queda na sequência da crise na economia nigeriana. 

Por fim, a evolução favorável dos preços das suas empresas cotadas e o contributo da nova unidade de fertilizantes, a maior do continente, deverão ter um impacto positivo na fortuna do nigeriano.

Desta forma, a evolução destes factores pesará muito na fortuna do empresário nigeriano nos próximos meses. Segundo as previsões dos analistas consultados pelo Le360, o nigeriano deverá recuperar rapidamente o estatuto de homem mais rico do continente.

Entre os 160 homens mais ricos do planeta

Segundo dados da agência Bloomberg, a fortuna do sul-africano Johann Rupert & família aumentou em 1,52 mil milhões de dólares desde o início do ano, situando-se em 13,9 mil milhões USD, tornando-se, assim, no bilionário mais rico do continente e classificado em 150.º lugar entre os mais ricos do planeta.

Com uma fortuna estimada em 13,4 mil milhões de dólares, Aliko Dangote ocupa agora o segundo lugar entre as pessoas mais ricas de África e o 158.º lugar no mundo, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg.