IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Quénia confirma segundo caso de Mpox

Victória Maviluka
23/8/2024
1
2
Foto:
DR

Motorista diagnosticado com a ‘varíola dos macacos’ viajou, recentemente, para a República Democrática do Congo (RDC), o epicentro da doença.

As autoridades quenianas confirmaram o segundo caso de Mpox no país, diagnosticado a um motorista de caminhão, que viajava na fronteira com o Uganda.

O motorista relatou, citado pelo portal queniano ‘Nation’, que viajou, recentemente, para a República Democrática do Congo (RDC), que é o epicentro da doença.

"O paciente foi isolado e está sob tratamento activo numa das nossas unidades de saúde", informou o Ministério da Saúde, num comunicado distribuído à imprensa local.

O motorista do caminhão compareceu ao balcão de triagem do Port Health, em Malaba One Stop Borderer Post, com sintomas da doença.

A chefe de equipa de saúde, Deborah Barasa, disse que a unidade hospitalar recolheu 42 amostras, enviadas aos laboratórios para testes de Mpox, das quais 40 amostras deram negativo.

“Além disso, examinámos um total de 426.438 viajantes nos nossos vários Portos de Entrada no país”, acrescentou Deborah Barasa.

Há três semanas, as autoridades sanitárias quenianas confirmaram o primeiro caso positivo da também chamada ‘varíola dos macacos’, a partir da fronteira de Taita Taveta, com a Tanzânia.

A primeira ocorrência também se refere a um motorista de caminhão de longa distância. O cidadão diagnosticado com a doença estava a viajar do Uganda para o Rwanda passando pelo Quénia.