Um consultor da ONG americana FHI 360, detentor de passaportes belga e português, foi detido, recentemente, pelas autoridades do Sudeste da República Centro-Africana, por suposto envolvimento em actos de conspiração contra aquele Estado, relacionado com grupos armados rebeldes, disse o procurador de Bangui, citado pela imprensa local.
O homem, cujo nome não foi revelado, foi preso a 25 de Maio por soldados em Zemio, na fronteira entre a República Centro-Africana e a República Democrática do Congo (RDC).
De acordo com o procurador Benoit Foukpio, a detenção resulta das primeiras investigações, que apontam para “contacto permanente” do acusado com vários grupos armados, “com o objectivo de cometer uma conspiração, um ataque à segurança interna do Estado e actos de incitação ao ódio e à revolta contra as forças de defesa e segurança”.
Segundo o procurador, o homem é acusado também de “fornecimento de meios a grupos subversivos e utilização de falsificações”, tendo, por isso, sido colocado à disposição da polícia judiciária de Bangui, na capital do país.
Afirmou que o detido tem dois passaportes, belga e português, nos quais tem os mesmos nomes mas sobrenomes diferentes e apresenta-se sob o estatuto de consultor que trabalha para a ONG americana Family Health International 360.
Nos Estados Unidos, a FHI 360 confirmou à agência AFP que um dos seus “consultores que trabalham para um programa de desenvolvimento comunitário em Zemio” está detido pelas autoridades da República Centro-Africana.
Em Bruxelas, uma fonte próxima do assunto garantiu também à agência noticiosa francesa que “um cidadão belga foi, de facto, detido” no país africano.
A República Centro-Africana, um dos países mais pobres do continente e afectado por uma sucessão de guerras civis e golpes de Estado desde a sua independência da França em 1960, é vítima de guerrilhas multifacetadas, lideradas por rebeldes ou grupos armados contra o exército apoiado por mercenários do grupo russo Wagner ou do seu sucessor, o Africa Corps, escreve a imprensa local.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)