IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Reservas cobrem 8 meses de compras externa

Fernando Baxi
26/9/2025
1
2
Foto:
DR

O ponto mais baixo (no período acima referido) das RIL verificou-se em Agosto (dia 15), pois se situaram em 15,04 mil milhões USD.

As reservas internacionais líquidas (RIL) situaram-se numa média de 15,39 mil milhões USD de Janeiro a Agosto de 2025, garantindo a cobertura de mais de seis meses de importação e o cumprimento da métrica da SADC, apurou a E&M com base nas estatísticas do Banco Nacional de Angola (BNA).   

No período em referência, como se pôde constatar nas estatísticas disponibilizadas pelo banco central, as RIL atingiram o maior valor em Maio do corrente ano, ao cifrarem-se em pelo menos 15,71 mil milhões USD, que comparado com o montante de Janeiro, representou um aumento de 0,3%.     

O ponto mais baixo (no período acima referido) das RIL verificou-se em Agosto (dia 15), pois se situaram em 15,04 mil milhões USD. Informações oficiais indicam que a redução, principalmente no início do respectivo mês, se deveu à liderança de divisas para aliviar a pressão no mercado cambial.

Um mês antes (Julho), já se tinha verificado a diminuição de 3,3%, comparativamente a Junho do corrente ano, de acordo ainda com dados oficiais, resultou do empréstimo do banco central (BNA) ao Governo central, conforme previsto na Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2025.      

Reservas garantem oito meses de importações 

Apesar da redução verificada em Agosto de 2025, pelas razões evocadas, as RIL estão em plena conformidade com os critérios de convergência exigidos pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).    

O padrão de convergência da SADC recomenda que todos os países-membros (16 no total) mantenham reservas internacionais líquidas equivalentes (no mínimo) a três meses de importações de bens e serviços.

Leia este artigo na íntegra na edição 252 da revista Economia & Mercado, disponível nas bancas.