As reservas internacionais líquidas de Angola (RIL) baixaram, aproximadamente, 0,4% (60 milhões USD) no mês de Junho de 2025, face a Maio do mesmo ano, fixando-se em 15,65 mil milhões USD, concluiu a E&M com base nas recentes estatísticas do Banco Nacional de Angola (BNA).
De acordo ainda com os dados estatísticos do ‘banco central’, as RIL em Maio do presente exercício económico contavam 15,71 mil milhões USD.
Apesar da redução verificada no sexto mês de 2025, Angola está em plena conformidade com os critérios de convergência da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para as reservas internacionais.
O padrão de convergência da SADC recomenda que todos os países-membros (16 no total) mantenham reservas internacionais líquidas equivalentes (no mínimo) a três meses de importações de bens e serviços.
A meta ideal de cobertura estabelecida (no Protocolo da SADC sobre Finanças e Investimento) é de seis meses. O montante das RIL de Angola garante 7,88 meses de importações, como indica o Addressing the Challenges of Macro-economic Policy Convergence in the SADC Region.
O objectivo, esclarece o bloco, é garantir que os países da região austral do continente africano tenham margem de segurança para enfrentar choques externos e manter a estabilidade macro-económica e cambial.
Quanto à finalidade, as RIL são importantes para cobrir obrigações externas imediatas; sustentar a credibilidade da política monetária e amortecer choques externos (variações nos preços do petróleo e crises financeiras).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)