A Agência de Desenvolvimento da Zâmbia (ZDA) está a consolidar as negociações com a plataforma Shanghai Metals Market (SMM), que conta com mais de 3,8 milhões de assinantes, para futuros acordos que permitam “promover agressivamente” o potencial de investimento estrangeiro no país do Sul de África.
Albert Halwampa, director-geral da ZDA, Albert Halwampa, afirma, citado pelo site Lusaka Time, que a agência pretende aproveitar uma colaboração com o Shanghai Metals Market para promover a agregação de valor a minerais críticos como cobalto, cobre, lítio, manganês presentes no território zambiano.
“O nosso objectivo é atrair investidores listados na plataforma SMM para a Zâmbia, pois o nosso plano é estabelecer fábricas mais próximas da fonte desses minerais críticos. Essa abordagem reduzirá significativamente os custos de produção e estimulará as economias locais”, prognostica Halwampa.
Logan Lu, director executivo do Mercado de Metais de Xangai, por sua vez, revela que a plataforma que representa perspectiva em breve abrir escritórios em Lusaka, capital da Zâmbia, para facilitar o investimento chinês no sector manufactureiro, especialmente em áreas como energia e baterias para carros eléctricos.
“Com aproximadamente 800 mil visualizações de página diárias provenientes de fabricantes chineses, a Shanghai Metals Market está bem posicionada para servir como uma ponte de comunicação entre a Zâmbia e potenciais investidores”, assinalou Logan Lu, citado pelo portal consultado pela revista E&M.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












