IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Standard GA lança fundo com investimento mínimo de 100 mil kwanzas

Adnardo Barros
16/7/2025
1
2
Foto:
DR e Cedidas

Os investidores podem ter acesso a carteira, sem necessidade de abertura de conta de custódia, bastando uma conta bancária domiciliada em qualquer banco.

A Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo (SGOIC) Standard Gestão de Activos (SGA) anunciou o lançamento de um fundo para investir em acções, títulos do tesouro e dívida corporativa, Mercado de Acordo de Recompra (REPO) e Unidades de Participação (UP).

Denominado Standard Valor, o fundo exige um capital mínimo de subscrição de 100 mil kwanzas e direcciona recursos para uma carteira diversificada, que inclui desde títulos públicos e acções negociadas na Bolsa de Valores de Angola (BODIVA).

Os interessados podem manifestar até ao próximo dia 20 de Julho, sendo que o fundo arranca oficialmente no dia 21, estando aberto para novas subscrições, reforços e resgates.

Giovanni Peliganga, director de Desenvolvimento de Negócio e Consultoria da SGA, afirmou que o fundo permite a entrada de aforradores no mercado de capitais.

"Enquanto comprar uma obrigação directamente com apenas100 mil kwanzas pode não ser rentável devido aos custos de intermediação, um fundo de obrigações oferece uma alternativa eficiente. O investidor aplica os recursos e tem a flexibilidade de resgatar quando desejar, beneficiando da estrutura colectiva, que reduz custos", explicou.

A estratégia inclui trading activo para gerar valor, aproveitando benefícios fiscais exclusivas empresas que investirem através do fundo terão tributação de apenas 10% sobre as mais-valias, contra 25% a 35% em investimentos directos. "Este diferencial pode impulsionar a rentabilidade tanto para o fundo quanto para os participantes", disse Giovanni Peliganga.

António Catana, CEO da Standard Gestão de Activos, destacou que um dos principais problemas do mercado era a falta de flexibilidade.

"Os fundos tradicionais exigiam longos períodos de espera para subscrição e resgate. Standard GA mudou esse paradigma ao lançar fundos abertos, permitindo que os investidores entrem ou saiam diariamente", afirma António Catana destacando ainda a possibilidade de “aumentar a rentabilidade da carteira com risco equilibrado e potenciar a realização de mais-valias”, de “diversificar a carteira, com custos reduzidos”, e de “transferir automaticamente as unidades de participação do fundo Standard Obrigações para o Standard Valor”.

O documento regulamentar do fundo, que a E&M teve acesso, estabelece condições atractivas para resgates com isenção total para aplicações superiores a 365 dias, e taxas menores conforme aumenta o prazo de permanência: 0,25% para180-365 dias, 0,50% para 90-180 dias e 1% para resgates em menos de 90 dias.

Actualmente, a SGA administra três FIM (1 fechado e 2 abertos), com 34,53 mil milhões de kwanzas sob gestão e 628 participantes. É a segunda maior SGOIC no segmento de Fundos de Investimento Mobiliários, com quota de mercado de 21,24%.

O Standard Obrigações possui valor líquido global superior a 19,62 mil milhões de kwanzas. Na BODIVA, foram negociados 101,38 mil milhões de kwanzas durante o primeiro semestre de 2025, representando 4,55% de quota de mercado.