O Standard Obrigações poderá ser o maior fundo de investimento no sistema financeiro angolano num prazo de 10 anos, afirmou o director de Compliance e Gestão de Risco do Standard Gestão de Activos, Josimar Custódio, em entrevista à E&M, durante a participação da FILDA - 2025.
Josimar Custódio sustenta a hipótese levantada, alegando que em um ano aquela instituição financeira, ligada ao Grupo Standard Bank, conseguiu fundos superiores à taxa de inflação de Angola “que é de dois dígitos”.
A crença de o Standard Gestão de Activo ser o maior player do mercado daqui a 10 anos, no respectivo segmento financeiro, conforme Josimar Custódio, reside no facto de as seguradoras e fundos de pensões serem os principais investidores. As participações, avançou, aumentam mensalmente.
A instituição, disse, arrancou há treze meses (Junho de 2024 a Julho de 2025). Neste período, prosseguiu, o montante sob gestão atingiu 20 mil milhões de Kwanzas, a uma taxa de rentabilidade anualizada acima de 28%.
Para permitir ao investidor diversificar o investimento, avançou, o Standard Gestão de Activos criou o Standard Rendimento; Standard Tesouraria; Standard Obrigações e o Standard Valor. De acordo com Josimar Custódio, o primeiro é um fundo de investimento fechado e os restantes são abertos.
Os respectivos fundos, inclusive os abertos, avançou Josimar Custódio, em declarações exclusivas à E&M, têm políticas de investimentos distintas.
O director de Compliance do Standard Gestão de Activos também informou que o valor mínimo para participação do Standard Obrigações é de 100 mil Kz. O valor do Standard Tesouraria foi fixado em 250 mil Kz. A verba inicial para o Standard Valores foi também estipulada em 100 mil Kz.
De acordo ainda com quadro sénior da instituição financeira em causa, o valor de participação do Standard Obrigações foi pensado para permitir o acesso aos indivíduos de baixa renda, enquanto o Standard Tesouraria servirá os anseios das empresas.
À semelhança do Standard Tesouraria, o fundo de investimento Standard Valores (mais exposto ao risco) admite reforço de capital, sem necessidade de montante mínimo, “basta ser a quantia definida pelos investidores”.
Para a participação num dos fundos geridos pelo Standard Gestão de Activos, explicou o responsável pelo compliance e risco, jamais precisa ser cliente do Standard Bank Angola. Aceita investidores de outros bancos.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)