O stock de ouro monetário do Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou 4% em Outubro de 2025, pois passou de 2,079 biliões de Kwanzas (Setembro) para 2,164 biliões Kz (no mês seguinte), concluiu a E&M com base nos dados oficiais da instituição supracitada, divulgados recentemente.
A ascensão do stock de ouro monetário no período em análise fortalece a estabilidade monetária, aumenta a capacidade de intervenção cambial e reforça a confiança na moeda nacional (Kwanza). No âmbito económico, sugerem especialistas, protege a economia contra choques externos.
Para os analistas cépticos, é um efeito mais de estabilidade e segurança ou confiança monetária do que de estímulo ao crescimento económico, pois o ouro jamais gera rendimento directo.
Sendo uma parte das reservas internacionais líquidas (RIL) do banco central, o incremento de 4% em Outubro de 2025 aumenta a credibilidade da autoridade monetária angolana (BNA) e deu mais segurança ao Kwanza, quanto à possibilidade de ser respaldada em activos sólidos.
Também elevou a capacidade de intervenção cambial, pois com mais ouro o BNA, instituição governada por Manuel Tiago Dias, certamente pôde usar parte das reservas para defender a taxa de câmbio, ao comprar ou vender divisas, no caso dólar americano e euro, moedas externas mais procuradas no mercado.
Relativamente à estabilidade monetária, o ouro é visto como um activo seguro, menos sujeito a volatilidade, o que pode reduzir riscos de inflação causada por flutuações cambiais ou desvalorização do Kwanza.
Apesar do impacto na economia ser indirecto, tem impacto na confiança dos investidores, pois o aumento nas reservas de ouro sinaliza estabilidade económica, podendo atrair mais investimentos externos.
Maior reserva de ouro permite ao banco central manter pagamentos externos (importações e dívida) em tempos de instabilidade internacional ou queda das exportações. (Segurança contra crises externas).
Uma moeda mais estável favorece o crédito interno e ajuda a controlar a inflação, porque reduz a necessidade de ajustes abruptos de preços causados por flutuações cambiais. (Estabilização do crédito e da inflação).
Do ponto de vista conceitual, o ouro monetário faz parte das RIL, mantido pelo banco central, usado como activo financeiro internacional. Serve de garantia de valor e estabilidade económica.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












