IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Tanzânia regista novo marco económico: Turismo supera ouro como principal fonte de divisas

Sebastião Garricha
18/7/2025
1
2
Foto:
DR

O sector do turismo da Tanzânia agora responde por 55,1% de todas as receitas relacionadas a serviços, ressaltando o seu papel central na estratégia económica mais ampla do país.

O sector do turismo na Tanzânia gerou um recorde de 3,92 mil milhões de dólares no ano fiscal encerrado em Maio de 2025, ultrapassando os 3,83 mil milhões de dólares em receita de exportação do ouro durante o mesmo período.

De acordo com a Revisão Económica Mensal do banco central daquele país, a mudança reflecte a robusta recuperação pós-pandemia daquele país e o ressurgimento das viagens globais, com as chegadas de visitantes internacionais subindo para 2,17 milhões, ante 1,96 milhão no ano anterior. 

Numa notícia publicada esta sexta-feira, 18 de Julho, a Further Africa refere que o turismo agora responde por 55,1% de todas as receitas relacionadas a serviços, ressaltando o seu papel central na estratégia económica mais ampla da Tanzânia.

“A presidente Samia Suluhu Hassan defendeu o sector de turismo desde que assumiu o cargo, implementando um conjunto de reformas direcionadas para impulsionar o investimento e aliviar as restrições cambiais”, lê-se. 

Conforme a publicação consultada pela Economia & Mercado (E&M), o banco central da Tanzânia introduziu, a 8 Julho de 2025, isenções que permitem que as operadoras de turismo usem moeda estrangeira para adquirir veículos especializados e pagar prestadores de serviços em nome de clientes internacionais - uma medida bem-vinda pelos participantes do sector.

As referidas medidas visam aliviar, conforme a Further, os desafios operacionais das empresas de turismo, preservando a estabilidade macroeconómica. 

“O crescimento do sector também se alinha com a visão da Tanzânia de se posicionar como um destino global de primeira linha, alavancando atracções icônicas como o Monte Kilimanjaro, o Parque Nacional Serengeti e as praias imaculadas de Zanzibar”, lê-se na notícia.

Impulsionando ainda mais seu perfil, a Tanzânia recebeu os principais elogios no World Travel Awards de 2024, incluindo o Melhor Destino da África e o cobiçado título de Melhor Destino de Safári do Mundo.

A ascensão do sector de turismo sinaliza não apenas uma diversificação da base de exportação da Tanzânia, mas também uma prova da direcção política eficaz e do crescente apelo daquele país aos viajantes internacionais.