A taxa de juro de referência para o crédito bancário em Moçambique, conhecida como prime rate, desce 0,5 pontos percentuais durante o mês de Novembro, fixando-se em 16%, anunciou o Banco de Moçambique (BdM).
A redução acontece após a taxa ter ficado inalterada nos últimos dois meses (Setembro e Outubro), consolidando assim uma tendência de abrandamento do custo do dinheiro no mercado moçambicano.
De acordo com a nota consultada pela Revista Economia & Mercado (E&M), para o mês de Novembro o Indexante Único calculado mensalmente pelo referido banco está fixado em 9,80%.
“O Indexante Único é a taxa média medida pelo volume das operações efectuadas no mercado monetário interbancário para o prazo de vencimento de um dia útil (overnight), nomeadamente as operações à taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) entre o BdM e os bancos comerciais”, lê-se.
Além disso, o documento do BdM explica que o acordo sobre o Indexante Único do sistema bancário moçambicano visa promover uma maior transparência no processo de fixação das taxas de juro variáveis no mercado e melhorar o mecanismo de transmissão da política monetária.
A prime rate é calculada com base na taxa de política monetária (taxa MIMO), definida pelo BdM. Recorde-se que no final de Setembro o Comité de Política Monetária (CPMO) do banco central decidiu reduzir a taxa MIMO em 0,5 pontos percentuais, para 9,75%, justificando a decisão com a consolidação das perspectivas de inflação num dígito no médio prazo.
Assim, a prime rate funciona como referência para o custo dos empréstimos bancários em Moçambique. A fórmula de cálculo da prime rate está directamente associada à taxa de juro de política monetária (MIMO), instrumento usado pelo banco central para controlar a inflação.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)