A Etiópia está a intensificar a formação e preparação de equipas técnicas que vão dar suporte à realização do Censo Agrícola no país, 25 anos após a realização do primeiro programa do género.
O Serviço de Estatísticas da Etiópia anunciou, citado pelo Addis Standard, que está envolvido num amplo programa de treinamento e capacitação de 43.000 profissionais em 45 universidades públicas, tendo em conta o censo que se avizinha.
As autoridades etíopes indicam que o censo abrangerá um amplo espectro de dados agrícolas, incluindo terras cultivadas, terras não cultivadas com potencial para agricultura, gado e um cadastramento de animais domésticos.
As autoridades locais esperam que o processo forneça dados essenciais para iniciativas de planificação e desenvolvimento de políticas públicas voltadas, sobretudo, para o sector agrícola.
À semelhança do Censo Agrícola Nacional, o Censo Populacional e Habitacional, observa o portal consultado pela revista Economia & Mercado, passou por vários adiamentos devido à escalada de conflitos e instabilidade em várias regiões do país.
Apesar de ser programado a cada década, já se passaram mais de 16 anos desde que a Etiópia, por exemplo, realizou pela última vez um Censo Populacional e Habitacional.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












