O Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI) vai contar, nos próximos dias, com um programa informático designado ABS, uma ferramenta avançada de pesquisa na área de patentes, considerada uma das mais credíveis a nível mundial.
Este dossiê marcou a reunião, nesta segunda-feira, 27, em Luanda, entre o secretário de Estado para a Indústria, Carlos Rodrigues, e uma delegação da Organização Europeia de Patentes (OEP), no quadro do reforço da cooperação institucional no domínio da propriedade industrial e da inovação.
Tilman Quarch, Conselheiro Principal do Gabinete do Presidente da OEP, explicou que a plataforma ABS permitirá a pesquisa do “estado da arte”, possibilitando verificar a novidade e a originalidade das invenções, acelerando significativamente o processo de análise e decisão dos pedidos nacionais.
Carlos Rodrigues, por sua vez, citado num comunicado do Ministério da Indústria e Comércio, manifestou total alinhamento com a iniciativa, sublinhando o compromisso do Executivo na constituição de equipas técnicas e na implementação das etapas subsequentes, com vista à concretização dos objectivos definidos e ao fortalecimento do sistema de propriedade industrial em Angola.
Durante o encontro, foram abordadas questões relacionadas com o fortalecimento do IAPI, com especial enfoque na capacitação técnica para o tratamento e análise de pedidos de patentes, visando impulsionar o ecossistema nacional de inovação e aumentar a eficiência dos serviços prestados.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












