IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Acolhimento de refugiados força Chade a decretar estado de emergência alimentar

Victória Maviluka
16/2/2024
1
2
Foto:
DR

Governo do Chade espera que, durante o estado de emergência, haja assistência humanitária tal como definido no Plano Nacional de Resposta.

As autoridades do Chade decretaram nesta sexta-feira, 16, estado de emergência alimentar e nutricional nacional, em virtude do crescente número de refugiados que chegam ao país fugindo da guerra no vizinho Sudão.

"Foi declarado o estado de emergência alimentar e nutricional em todo o território nacional, a fim de ajudar as populações identificadas como estando em 'fase de crise' e em 'fase de emergência’”, declarou Mahamat Idriss Déby Itno, Presidente de transição do Chade.

O Governo do Chade espera que, durante o estado de emergência, haja assistência humanitária tal como definido no Plano Nacional de Resposta.

Embora 35,4% da sua população, segundo o Banco Mundial, viva abaixo do limiar de pobreza extrema, com menos de 2,15 dólares/dia, o Chade recebeu, nos últimos dez meses, 700 refugiados que fugiram do conflito no Sudão, que eclodiu em Abril e provocou a maior crise de deslocados do mundo.